Informações gerais

O projeto Day Hunter foi idealizado pelos seus fundadores desde o início da Casa Hunter, em 2013. O início de suas atividades aconteceu em novembro de 2014, em São Paulo, com uma equipe formada por profissionais de diversas áreas, médicas e não médicas, vindas de diferentes serviços, mas com experiências prévias em doenças raras e com enorme vontade de desenvolver algo significativo para este grupo de pacientes. Esta equipe criou um modelo de atendimento interdisciplinar para pacientes com doenças raras e familiares/cuidadores, que seria difundido para outros serviços.

Em 2017, a coordenação do Projeto Day Hunter iniciou a expansão do projeto, abrindo parcerias com outros institutos, auxiliando na formação de equipes multidisciplinares e treinando profissionais para o uso do modelo de atendimento proposto pela Casa Hunter.

O projeto propõe, portanto, a formação de equipes multidisciplinares habilitadas a avaliar doenças raras, que trabalhem de forma interdisciplinar, em um único local, avaliando o mesmo caso sob diferentes olhares, discutindo e tomando decisões conjuntamente sobre as melhores condutas a serem tomadas.

As equipes multidisciplinares são formadas por:

  • Médicos das áreas de Genética, Neurologia e outras especialidades, de acordo com a disponibilidade do local;
  • Profissionais das áreas de Psicologia, Neuropsicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Odontologia, Enfermagem, Nutrição e Serviço Social.

Consideramos a atenção dada aos familiares e cuidadores tão importante quanto o atendimento dos pacientes. Por isso, realizamos acolhimento psicológico e oferecemos orientações do Serviço Social, que visam o bem-estar social e emocional de todos.

Além do caráter assistencial do projeto Day Hunter também há o foco em pesquisas. A formação de várias equipes proporciona a organização de banco de dados, importante para a execução de trabalhos de pesquisa científica, publicações e para o desenvolvimento de novas propostas de tratamento para as doenças raras.

Endereço e contatos

ISMD – Instituto Superior de Medicina
Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 213 – Vila Mariana - São Paulo-SP - CEP: 04014-010

Dados e números

O número de atendimentos cresceu substancialmente ao longo dos anos. Em 2021, o projeto realizou um total de

0 atendimentos

No ano seguinte (2022), os atendimentos subiram para

0 atendimentos

e, em 2023, foram um total de

0 atendimentos

Mesmo em tempos de pandemia, as equipes multidisciplinares conseguiram reajustar a forma de trabalho, incluindo o teleatendimento no Day Hunter São Paulo para atender pacientes e familiares com qualidade e segurança.

O perfil de idade dos pacientes atendidos é:

44%

0 a 7 anos

31%

8 a 17 anos

Mas vale destacar que em 2019, 2020 e 2021 também foram atendidos pacientes de

25%

18 anos ou mais

Em 2023 as patologias com maior volume de atendimentos foram as Mucopolissacaridoses (I, II, III, IIIB, IIIC, VI), Síndrome de Beckwith-Wiedemann, Displasia Fibrosa Poliostótica, Síndrome de Williams e Esclerose Tuberosa. Entretanto ainda é muito expressivo o número de atendimentos a pacientes que chegam ao Day Hunter sem diagnóstico definido.

Equipe multidisciplinar

Passe o mouse nas fotos para ver mais informações.

Passe o dedo nas fotos para ver mais informações.

André Luiz de Sousa

Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Paulistano (2009), especialização em Neuropsicologia pelo Centro de Diagnóstico Neuropsicológico (2012) e mestrado em Ciências da Saúde pelo Departamento de Psicobiologia/UNIFESP (2019). Foi colaborador do Centro Paulista de Neuropsicologia – Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar (CPN/NANI), principalmente em Genética Comportamental. Possui experiência na área de neuropsicologia clínica, tendo atuado no Ambulatório de Diagnóstico da APAE de São Paulo, e na área acadêmica como tutor do Instituto ABCD no projeto “Todos Aprendem”, bem como no programa de formação continuada com base nas neurociências “Projeto pela Primeira Infância”, além de lecionar pelo Instituto Jô Clemente e em cursos de graduação e pós-graduação, destacando-se as atividades como Docente e Supervisor de Estágio no curso de Psicologia das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e nos cursos de Medicina e Psicologia da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Foi Docente e Supervisor no Curso de Psicologia da Universidade São Judas Tadeu. Lecionou no curso de pós-graduação de Neuropsicologia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Atualmente trabalha como Psicólogo da Saúde na Seguros Unimed, no Programa Cuidando de Perto – Linha de Cuidado do Autismo, leciona no curso de pós-graduação de Neuropsicologia da Faculdade CENSUPEG e atua como Neuropsicólogo na Casa Hunter, no Day Hunter.

Bianca Domit Werner Linnenkamp

Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestrado em Ciências da Saúde através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Master – PIBIC Master Combined Degree pela PUCPR. Residência em Genética Médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Médica Preceptora do Programa de Residência em Genética Médica do HCFMUSP. Médica Geneticista do Day Hunter São Paulo.

Juliana Barica Righini

Bacharel em Serviço Social, pela PUC São Paulo (1999), especialista em Terapia de Casal e Família, pela Faculdade Paulista de Serviço Social (2004). Há mais de 10 anos atua no atendimento de pessoas com deficiência intelectual e suas famílias. Como mediadora, acompanha jovens com deficiência intelectual e grupos de autodefensores. Atua como assistente social do Day Hunter, projeto da Casa Hunter, que tem o foco no atendimento das pessoas com doenças raras. É consultora utilizando diversas metodologias como Fácil leitura e Linguagem Simples para acessibilidade na comunicação para pessoas com deficiência intelectual. Criadora do curso de Formação de Mediadores (Mediação Assistiva) em parceria da Colabora Diversa. Realiza assessoria e formação em organizações sociais. Coordenou o Serviço Social e o Programa de Empregabilidade na Associação Carpe Diem. Presta consultoria de Emprego Apoiado e empresas. Diretora da atual gestão da ANEA – Associação Nacional de Emprego Apoiado. Em 2017, representou o Instituto Carpe Diem, na ONU/NY, apresentando o trabalho de consultoria em empregabilidade e pessoas com deficiência intelectual. Membro do grupo de Estudos Sobre Envelhecimento das Pessoas com Deficiência Intelectual. Colaboradora do livro “Envelhecimento e Deficiência Intelectual – uma emergência silenciosa” da APAE-SP. Em 2012, acompanhou um grupo de jovens com Síndrome de Down, no lançamento da versão em inglês do manual “Mude seu falar que eu mudo meu ouvir” na ONU/NY, durante a 1ª comemoração do Dia Internacional da Síndrome de Down. Em 2013 e 2014, participou como consultora de conteúdo do documentário “E agora, José, Maria e João…”, filme sobre a experiência de moradia assistida para pessoas com deficiência intelectual na Holanda. Coautora do livro “Simplesmente Irmãos” com relatos de irmãos de jovens com deficiência intelectual.

Karen Hadler Viana

Fisioterapeuta pós-graduada em Dermatofuncional e Saúde da Mulher. Especialista em reabilitação motora e respiratória em pacientes pós-Covid. Atualmente, trabalha como auxiliar administrativo e novos projetos no Day Hunter.

Lana Dutra Viot

Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), em 2007, pós-graduada em Neuropsicologia pela Faculdade Christus (CE), em 2012, e formada em Gestalt-terapia pelo Instituto do Desenvolvimento Humano (CE). Em Fortaleza atuou como psicóloga em centros sociais de atenção como CRAS e CAPS Infantil e desde 2011 atua em consultório particular como psicóloga clínica de crianças, adolescente e adultos. Após concluir a pós-graduação de Neuropsicologia, mudou para São Paulo e ingressou no curso de extensão em Prática Intensiva em Neuropsicologia no Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (USP). A partir de 2013 passou a realizar avaliação neuropsicológica com foco em crianças e adolescentes. Foi responsável por avaliação cognitiva de crianças e adolescentes no Projeto CRA – Implantação de Protocolo para Classificação de Reenquadramento de Aprendizagem, em parceria com Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Tem curso avançado de Neuropsicologia e fez parte da equipe em clínica interdisciplinar, bem como do ambulatório diagnóstico da APAE-SP.

Regina Bernardes Ferreira El KHoury

Fonoaudióloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com experiência nas áreas de Motricidade Orofacial, Linguagem e Fonoaudiologia Neurofuncional. Atuação clínica em consultório, instituições (Casa Hunter e APAE), clínicas especializadas (Núcleo Humanitas de Atendimento em Educação e Centro de Reabilitação das Deformidades Faciais Dra Lucy Dalva) e em Unidade Básica de Saúde da Prefeitura da Cidade de São Paulo (concurso de 1989). Foi professora e supervisora do Curso de Aperfeiçoamento em Fissuras Lábio Palatinas, Deformidades Faciais e patologias associadas, por 10 anos, no Hospital da Cruz Vermelha Brasileira/Hospital dos Defeitos da Face. É coordenadora de projeto Day Hunter, assistencial e de pesquisa na área das doenças raras, na Casa Hunter, gerenciando equipes em diversas regiões do país.

Rosângela Maria da Silva

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (1999). Mestrado em Pediatria e Ciências aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP/EPM (2011). Especialização em Fisioterapia Respiratória pela Universidade de São Paulo – UNIFESP/EPM (2005). Especialização em Fisioterapia Pediátrica pelo Instituto da Criança – Universidade de São Paulo – USP (2002). Aprimoramento em Fisioterapia Cardiorrespiratória no INCOR – Hospital das Clínicas – Universidade de São Paulo – USP (2001). Desde 2010, experiência clínica em Doenças Raras – Erros Inatos do Metabolismo, atuando como Fisioterapeuta do Centro de Referência em Erros Inatos do Metabolismo (CREIM)/Instituto de Genética e Erros Inatos do Metabolismo (IGEIM). Atendimento de diversas doenças metabólicas, doenças de depósito lisossômico (Mucopolissacaridoses, Doença de Pompe, Doença de Gauche e Doença de Fabry), Acidemias Orgânicas, Aminoacidopatias, Defeito do Ciclo da Uréia, Doenças Mitocôndrias, Homocistinúria, dentre outras. Atualmente é fisioterapeuta do projeto Day Hunter, da Casa Hunter, e colaboradora do ambulatório de Erros Inatos do Metabolismo, do Instituto de Genética e Erros Inatos do Metabolismo (IGEIM). Atuando principalmente nos seguintes temas: doenças raras, erros inatos do metabolismo, distúrbios respiratórios e do neurodesenvolvimento. Sua principal área de atuação está voltada à avaliação/orientação e às intervenções terapêuticas específicas/individualizadas, baseadas na condição fisiopatológica das doenças metabólicas. Trabalha com o método PADOVAN de Reorganização Neurofuncional; Método Dynamic Neuromuscular Stabilization (DNS) – Pavel Kolář/Rehabilitation Prague School; Método Canadense de Pilates Terapêutico (Rehabilitation program – Injuries & Special Populations/STOTT PILATES); Método Feldenkrais/Núcleo Feldenkrais Brasil e Terapia Craniossacral – Instituto Upledger Brasil.

Apoiadores Sociais

Seja um apoiador social também! Clique aqui 

Apoiadores Institucionais

Seja um apoiador institucional também! Clique aqui 

Apoiadores Institucionais

Seja um apoiador institucional também! Clique aqui