A síndrome de Prader-Willi (SPW) é uma condição genética rara que surge a partir de uma deleção ou inativação dos genes da região 15q11-q13 do cromossomo 15, afetando principalmente a função dos genes paternos. Estima-se uma incidência da síndrome de aproximadamente 1 em cada 15.000 a 1 em cada 20.000 nascimentos. É a principal causa de obesidade sindrômica.
A principal característica da síndrome é hipotonia severa e dificuldade alimentar nos primeiros meses de vida que evoluem para aumento do apetite e obesidade na infância.
O diagnóstico precoce e o manejo adequado são essenciais para ajudar as pessoas afetadas a gerenciar os sintomas e melhorar sua qualidade de vida.
Sintomas
A gravidade dos sintomas é variável entre os pacientes. Os principais sintomas são:
- Hipotonia importante no recém nascido, o que leva a dificuldades alimentares e de ganho de peso
- Surgimento de apetite insaciável, o que pode levar a obesidade importante
- Deficiência intelectual de leve a moderada
- Alterações comportamentais como comportamento obsessivo-compulsivo e dificuldades para socialização
- Alterações no crescimento
- Características físicas distintas como mãos e pés pequenos
Diagnóstico
A suspeita diagnóstica é feita a partir de anamnese e exame físico. Pode ser confirmada a partir da realização de testes genéticos, entre os mais utilizados estão: Hibridização In Situ Fluorescente (FISH), análise de metilação e teste de microarranjo. O médico geneticista irá indicar o teste mais adequado e realizar o aconselhamento genético.
Tratamento
Não há cura para a SPW. O tratamento da Síndrome de Prader-Willi é multidisciplinar e foca no manejo dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida do paciente. São indicados controle alimentar, suporte nutricional, psicoterapia, psicopedagogia, realização de atividade física e fisioterapia, acompanhamento médico regular com diversas especialidades (como endocrinologia, psiquiatria e genética médica). O tratamento é individualizado conforme as necessidades específicas de cada paciente.
Serviços para assistência a pessoas com Síndrome de Prader-Willi e doenças raras
Se você já tem diagnóstico de Síndrome de Prader-Willi ou de alguma doença rara, ou apresenta sintomas e/ou tenha características de alguma patologia, entre em contato com a Casa Hunter. A instituição auxiliará você desde a detecção de um diagnóstico correto e específico até na defesa de seus direitos junto ao SUS e/ou planos de saúde, para garantir um tratamento de qualidade.
A Casa Hunter conta com equipe de profissionais capacitados, tendo um departamento especializado em processos administrativos que buscam acesso aos seus direitos. O atendimento não tem custo.
INFORMAÇÕES
Displasia Fibrosa Poliostótica
Distrofia Muscular Das Cinturas
Epidermolise Bolhosa Hereditária
Hipercolesterolemia Familiar Homozigótica
Lipofucsionoide Ceroide Neuronal
Psoríase Pustulosa Generalizada (PPG)
Raquitismo Hipofosfatêmico Ligado Ao X
Síndrome Hemolítica Urêmica Atípica
Síndrome de Beckwith Wiedemann