Informações gerais
A terceira unidade do Day Hunter foi instalada na cidade de Salvador, na Bahia, em 2020, com o intuito de promover e facilitar o atendimento especializado e multiprofissional, em um único dia, aos pacientes, familiares e cuidadores. O projeto está localizado no Ambulatório Neuromuscular e de Neurociência da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP).
O ambulatório e o projeto em Salvador, coordenados pela médica neurologista Dra Marcela Machado Costa, oferecem atendimento especializado para pacientes de Salvador e outras cidades do estado da Bahia, para diagnóstico, tratamento e acompanhamento. Para isso, conta uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, neurologistas, enfermeiros, fonoaudiólogos, psicólogos e nutricionistas. Eles também oferecem acolhimento e suporte para familiares e cuidadores como parte do plano de cuidado terapêutico para o paciente, diante da extrema importância de uma rede de apoio sólida e fortalecida.
O Ambulatório Neuromuscular e de Neurociência da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) – onde o projeto é realizado – também se dedica à pesquisa científica e ao ensino, disponibilizando um campo de prática para estudantes de saúde, de graduação e pós-graduação, da EBMSP, e para residentes de Neurologia e Neuropediatria, em parcerias com outras instituições.
Endereço e contatos
Dados e números
O Day Hunter Salvador teve início em junho de 2020 e rapidamente cresceu em número de atendimentos. Em 2021 foram
em 2022 esse total foi aumentado para
Em 2023 esse número aumentou novamente para
Os números cresceram mesmo em um período de pandemia, o que mostra o comprometimento dos profissionais que compõem a equipe multidisciplinar da unidade..
No Day Hunter de Salvador, 61% dos atendimentos são para pacientes com 18 anos e 39% para pacientes com até 17 anos:
Até 17 anos
De 18 a 50 anos
Acima de 50 anos
As doenças que tiveram um maior número de atendimentos em 2023 foram: Atrofia Muscular Espinhal (AME), Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), as distrofias, principalmente a de Duchennee as miopatias.
Equipe multidisciplinar
Passe o mouse nas fotos para ver mais informações.
Passe o dedo nas fotos para ver mais informações.
Adriana Virgínia Barros Faiçal
Daise Larissa Ribeiro França
Diego Marques de Santana
Larissa Menezes
Lucas de Medeiros Silva
Marcela de Carvalho
Médica neurologista com especialização em doenças neuromusculares pela UNIFESP. Mestrado em Neurociências pela UNIFESP e doutorado em Patologia Humana pela Fiocruz/UFBA. Professora adjunta da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e coordenadora do ambulatório de doenças neuromusculares da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Mariana Castro de Castro
Michele Deiró Santos
Nely Barbosa de Matos