(11) 27763647 (11) 27760009 casahunter@casahunter.org.br
Imagem ilustrativa para Alfa Talassemia

Alfa-talassemia é uma doença hereditária rara, causada por uma alteração da hemoglobina. A Alfa-talassemia é classificada em três grupos: talassemia menor (ou traço talassêmico); talassemia maior e talassemia intermediária. Trata-se de uma doença benigna, uma alteração genética associada a uma diminuição da produção de cadeias α-globínicas, um dos constituintes da hemoglobina. Vale ressaltar que a Alfa-talassemia deve ser diferenciada da condição de uma deficiência de ferro, pois trata-se de uma anomalia causada pela deficiência de síntese de uma ou mais cadeias alfa da hemoglobina. Os portadores de Alfa-talassemia são assintomáticos e têm uma esperança de vida normal.

Prevalência da Alfa-talassemia : 1-5 / 10 000. Hereditariedade: autossômica recessiva. Idade de início: qualquer idade. CID-10: D56.0.

A hemoglobina existe nos glóbulos vermelhos e serve para transportar oxigénio e dióxido de carbono. Na Talassemia, a hemoglobina é produzida em menor quantidade. Pode resultar da não expressão de um ou dois, dos quatro genes αglobínicos.

A primeira descrição clínica de talassemia alfa ocorreu em meados da década de 1950.

Tipos de Alfa-talassemia

Há três formas de Alfa-talassemia: traço talassêmico (deleção de um ou dois genes), doença da Hb H (três genes afetados) e síndrome da hidropsia fetal (quatro genes afetados), sendo esta a forma mais grave das síndromes talassêmicas, sendo causa de morte intra-uterina ou morte logo após o nascimento.

Entre todos os defeitos genéticos das hemoglobinas, a Alfa-talassemia é a mais prevalente em quase todos os continentes.

Principais sintomas da Alfa-talassemia

A Alfa-talassemia é uma anomalia genética, hemoglobinopatia hereditária caracterizada por síntese diminuída das cadeias de alfa-globina que levam a um quadro clínico variável, podendo variar de nenhum sintoma até manifestações mais graves, como problemas nos ossos, aumento do baço, entre outras. É comum a incidência de anemia em portadores de Alfa-talassemia, desde casos passageiros de redução de glóbulos vermelhos aos mais graves, acompanhados de fadiga e palidez na pele. Em crianças é possível ocorrer atraso no crescimento.

Diagnóstico de Alfa-talassemia

O diagnóstico de Alfa-talassemia é geralmente feito com análises ao sangue, análises específicas para hemoglobina e exames genéticos.

A doença pode ser detectada no pré-natal.

Serviços de assistência às pessoas com Alfa-talassemia

Se você já tem diagnóstico de Alfa-talassemia ou de alguma doença rara, ou apresenta sintomas e/ou tenha características de alguma enfermidade, entre em contato com a Casa Hunter. A instituição auxiliará você desde a detecção de um diagnóstico correto e específico à defesa de seus direitos junto ao SUS e/ou planos de saúde, para garantir um tratamento de qualidade.

A Casa Hunter conta com equipe de profissionais capacitados, tendo um Departamento especializado em processos administrativos que buscam acesso aos seus direitos. O atendimento não tem custo.

Saiba mais sobre nossos Projetos

Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.
clude 'inc-y/rodape.php'; ?>