(11) 27763647 (11) 27760009 casahunter@casahunter.org.br
Imagem ilustrativa para Hipertensão Pulmonar Arterial

Hipertensão Pulmonar Arterial (HAP) é uma doença rara, crônica e progressiva. Geralmente, a pessoa apresenta cansaço progressivo, que piora com o tempo e com esforços cada vez menores, e falta de ar. A Hipertensão Pulmonar Arterial se dá a partir de um conjunto de alterações que dificultam a passagem do sangue pelas artérias e veias pulmonares. Esse processo pode sobrecarregar o coração, causar cansaço e desmaios. Em casos muito graves, pode haver necessidade de internação e de transplante pulmonar. No mundo, a HAP tem uma incidência de 2,4 casos por milhão por ano e uma prevalência de 15 casos por milhão.

Também chamada de pressão arterial alta dos pulmões, esta doença é incapacitante e pode levar à morte. É caracterizada por remodelação e proliferação vascular, resultando num aumento progressivo da resistência vascular pulmonar, seguida de insuficiência do ventrículo direito.

A realização de diagnóstico preciso permite o tratamento mais adequado ao paciente.

Hipertensão Pulmonar Arterial (HAP) é classificada como doença rara, porque se enquadra no fator adotado pela União Europeia para definição de doença rara. De acordo com a União Europeia, a lista doença rara abrange apenas as patologias que atingem menos de 5 pessoas em cada 10.000.

Dentre as causas da HAP: doença do tecido conjuntivo, infecção por HIV, doença hepática, doença cardíaca congênita, anemia falciforme e esquistossomose. A HAP também pode ser hereditária.

Na Europa e nos Estados Unidos, houve um grande aumento da incidência de HAP nas décadas de 1960 e 1990, respectivamente.

Manifestação da Hipertensão Pulmonar Arterial (HAP)

Os sintomas da Hipertensão Pulmonar Arterial (HAP) são inespecíficos. Nos portadores da doença, a dispnéia relacionada aos esforços é o sintoma mais frequente. Outros sintomas são: fadiga, síncope, dor torácica e palpitações.

A enfermidade tem caráter progressivo.

Existem vários mecanismos celulares e moleculares que causam a hipertensão pulmonar. Eles não estão sempre presentes em todas as pessoas. Nos portadores de doenças autoimunes, como a esclerodermia, HIV, esquistossomose, anemia falciforme, entre outras, o risco de desenvolvê-la é maior. Em algumas pessoas, porém, não se consegue identificar a causa da doença, o que caracteriza o diagnóstico de hipertensão arterial pulmonar idiopática.

Diagnóstico da Hipertensão Pulmonar Arterial (HAP)

Não é fácil estabelecer o diagnóstico da hipertensão pulmonar. Muitas vezes, ele é feito, quando o médico está investigando a causa de sintomas como cansaço inexplicável ou falta de ar.

Para a confirmação do diagnóstico sugere-se a realização de exames complementares como o eletrocardiograma e o radiograma de tórax.

A hipertensão pulmonar pode produzir alterações na radiografia de tórax, no eletrocardiograma e nos exames de sangue. Entretanto, grande parte dos diagnósticos surge da alteração presente no ecocardiograma.

Serviços para assistência a pessoas com HAP

Se você já tem diagnóstico de Hipertensão Pulmonar Arterial (HAP) ou de alguma doença rara, ou apresenta sintomas e/ou tenha características de alguma enfermidade, entre em contato com a Casa Hunter. A instituição auxiliará você desde a detecção de um diagnóstico correto e específico até na defesa de seus direitos junto ao SUS e/ou planos de saúde, para garantir um tratamento de qualidade.

A Casa Hunter conta com equipe de profissionais capacitados, tendo um Departamento especializado em processos administrativos que buscam acesso aos seus direitos. O atendimento não tem custo.

Saiba mais sobre nossos Projetos

Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.