(11) 27763647 (11) 27760009 casahunter@casahunter.org.br
Imagem ilustrativa para Miastenia gravis

Miastenia gravis ou miastenia grave (MG) é uma doença neurológica autoimune rara que provoca fraqueza muscular progressiva e fadiga. Atinge principalmente a cintura pélvica, extremidades inferiores, tronco e cintura escapular. Considerada uma doença grave, a Miastenia gravis apresenta prevalência de 150 casos por milhão, totalizando cerca de um milhão de pacientes no mundo. A enfermidade é mais comum em mulheres, entre 20 e 35 anos.

Na Miastenia gravis, a fraqueza muscular - principal característica da doença - decorre de distúrbios nos receptores de acetilcolina localizados na placa existente entre os nervos e os músculos. Isso interfere na transmissão do impulso nervoso e provoca o enfraquecimento dos músculos estriados esqueléticos.

As causas da MG são desconhecidas, mas está associada a anormalidades no timo, tireotoxicose e outras doenças autoimunes.

Há duas formas de miastenia gravis:

Miastenia gravis autoimune/adquirida

Na forma autoimune da doença, a resposta imunológica se volta contra os componentes da placa motora responsável pela transmissão do estímulo nervoso que faz o músculo contrair.

Miastenia gravis congênita

Na forma congênita da doença, os anticorpos produzidos pela mãe passam pela placenta e atingem o feto.

Sintomas da miastenia gravis

Os sintomas se agravam com a atividade muscular e melhoram com o repouso. A seguir os principais sintomas da doença:

- Fraqueza muscular;

- Dificuldade para mastigar e engolir;

- Pálpebras caídas (ptose palpebral);

- Visão dupla (diplopia).

De modo geral, os sintomas variam de intensidade no decorrer de um mesmo dia e pioram com esforço físico, agitação, infecções e altas temperaturas.

Diagnóstico da Miastenia gravis

O diagnóstico é feito com exame de eletroneuromiografia com estimulação nervosa repetitiva e pela dosagem dos anticorpos contra os receptores da acetilcolina. O diagnóstico também é fundamentado no histórico do paciente.

Serviços para assistência a pessoas com Miastenia gravis e doenças raras

Se você já tem diagnóstico de Miastenia gravis ou de alguma doença rara, ou apresenta sintomas e/ou tenha características de alguma patologia, entre em contato com a Casa Hunter. A instituição auxiliará você desde a detecção de um diagnóstico correto e específico até na defesa de seus direitos junto ao SUS e/ou planos de saúde, para garantir um tratamento de qualidade.

A Casa Hunter conta com equipe de profissionais capacitados, tendo um Departamento especializado em processos administrativos que buscam acesso aos seus direitos. O atendimento não tem custo.

Saiba mais sobre nossos Projetos

Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.