A hemofilia é uma condição genética rara causada por uma deficiência nos fatores de coagulação, o que pode levar a sangramentos prolongados.

A hemofilia é transmitida por mutações genéticas ligadas ao cromossomo X. Por conta disso, a condição afeta principalmente homens. As mulheres geralmente são portadoras da mutação, porém sem desenvolver sintomas graves.

Existem dois principais tipos de hemofilia: hemofilia A (deficiência do fator VIII, a mais comum) e hemofilia B (deficiência do fator IX).

Sintomas

  • Sangramento prolongado após lesões leves e procedimentos
  • Sangramentos espontâneos em articulações ou músculos.
  • Em formas mais graves, os pacientes podem apresentar sangramentos sem trauma aparente

A gravidade dos sintomas é variável.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito a partir da dosagem dos fatores de coagulação no sangue. Em caso de história familiar, é fundamental que a investigação seja realizada de forma precoce.

Tratamento

A base do tratamento é a terapia de reposição do fator de coagulação deficiente. Além disso, é importante prevenir atividades de alto risco para trauma e realizar procedimentos médicos e odontológicos com profissionais especializados no manejo de pacientes com hemofilia.

Serviços para assistência a pessoas com Hemofilia e doenças raras

Se você já tem diagnóstico de Hemofilia ou de alguma doença rara, ou apresenta sintomas e/ou tenha características de alguma patologia, entre em contato com a Casa Hunter. A instituição auxiliará você desde a detecção de um diagnóstico correto e específico até na defesa de seus direitos junto ao SUS e/ou planos de saúde, para garantir um tratamento de qualidade. A Casa Hunter conta com equipe de profissionais capacitados, tendo um Departamento especializado em processos administrativos que buscam acesso aos seus direitos. O atendimento não tem custo.

Apoiadores Sociais

Seja um apoiador social também! Clique aqui 

Apoiadores Institucionais

Seja um apoiador institucional também! Clique aqui 

Apoiadores Institucionais

Seja um apoiador institucional também! Clique aqui