A Polineuropatiaamiloidótica familiar (PAF ou ATTR-PN) é uma doença genética rara causada por alterações no gene da proteína transtiretina (TTR), que resulta em uma produção anormal e acúmulo nos tecidos.

É uma doença transmitida de forma autossômica dominante, o que significa que é necessária apenas 1 cópia do gene alterada para desenvolver a condição.

Sintomas

Entre os sintomas mais frequentes estão:

– Formigamento, dor em extremidades, dormência

– Cardiomiopatia

– Disautonomia

– Opacificação da córnea

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado a partir da história clínica do paciente, exames genéticos, dosagens em sangue, urina e biópsias.

Tratamento

O tratamento da Polineuropatiaamiloidótica familiar tem evoluído nos últimos anos e visam o manejo dos sintomas e diminuição da produção anormal de proteínas.

É fundamental uma abordagem multidisciplinar e individualizada para estes pacientes.

Serviços para assistência a pessoas com doença de Polineuropatiaamiloidótica familiar e doenças raras

Se você já tem diagnóstico da doença de Polineuropatiaamiloidótica familiar ou de alguma doença rara, ou apresenta sintomas e/ou tenha características de alguma patologia, entre em contato com a Casa Hunter. A instituição auxiliará você desde a detecção de um diagnóstico correto e específico até na defesa de seus direitos junto ao SUS e/ou planos de saúde, para garantir um tratamento de qualidade.

A Casa Hunter conta com equipe de profissionais capacitados, tendo um Departamento especializado em processos administrativos que buscam acesso aos seus direitos. O atendimento não tem custo.

Apoiadores Institucionais

Seja um apoiador institucional também! Clique aqui