A doença de Tay-Sachs é uma condição genética rara, causada por alterações no gene HEXA, que é responsável pela codificação da enzima hexosaminidase A. Quando há defeitos na produção da enzima, há acúmulo de uma molécula de gordura chamada gangliosídeo GM2 nas células nervosas, levando aos sintomas da doença.

A condição é herdada de forma recessiva, o que significa que é necessária ter duas cópias alteradas do gene para desenvolver a doença.

Sintomas

Existem três formas da doença: clássica, juvenil e adulta.

Na forma clássica da doença, os sintomas geralmente surgem nos primeiros meses de vida. Os sintomas mais comuns são:

– Perda de habilidades motoras e cognitivas

– Convulsões

– Perda de visão

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado a partir de exames genéticos e dosagem dos níveis da enzima hexosaminidase.

Tratamento

Atualmente, não há cura para a doença de Tay-Sachs. O tratamento é focado em controlar sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. É fundamental que os pacientes tenham seguimento com equipe especializada e multidisciplinar.

Serviços para assistência a pessoas com doença de Tay-Sachs e doenças raras

Se você já tem diagnóstico de doença de Tay-Sachs ou de alguma doença rara, ou apresenta sintomas e/ou tenha características de alguma patologia, entre em contato com a Casa Hunter. A instituição auxiliará você desde a detecção de um diagnóstico correto e específico, até na defesa de seus direitos junto ao SUS e/ou planos de saúde, para garantir um tratamento de qualidade.

A Casa Hunter conta com equipe de profissionais capacitados, tendo um Departamento especializado em processos administrativos que buscam acesso aos seus direitos. O atendimento não tem custo.

Apoiadores Institucionais

Seja um apoiador institucional também! Clique aqui