A toxoplasmose congênita é uma infecção transmitida da mãe para o feto durante a gestação. É causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. A gravidade da toxoplasmose congênita é variável.
A mãe geralmente adquire a infecção a partir da ingestão de alimentos contaminados ou pela exposição a fezes de gatos contaminados. Por isso, é fundamental evitar contato com as fezes da caixa de areia dos gatos, evitar ingerir frutas e vegetais mal lavados, evitar ingerir carne crua ou pouco cozida.
Sintomas
Os sintomas podem incluir: coriorretinite, perda de visão, calcificações intracranianas, hidrocefalia, surdez, convulsões e alterações no desenvolvimento neuropsicomotor
Diagnóstico
O diagnóstico deve ser feito a partir da sorologia materna durante a gestação. Caso positivo, pode ser indicada a pesquisa do protozoário no feto.
O teste do pezinho ampliado também pode detectar a toxoplasmose congênita em recém-nascidos e é de fundamental realização.
Tratamento
O tratamento envolve medicamentos antiparasitários. O ideal é que seja realizado ainda durante a gestação, para prevenir complicações.
Serviços para assistência a pessoas com Toxoplasmose congênita e doenças raras
Se você já tem diagnóstico de Toxoplasmose congênita ou de alguma doença rara, ou apresenta sintomas e/ou tenha características de alguma patologia, entre em contato com a Casa Hunter. A instituição auxiliará você desde a detecção de um diagnóstico correto e específico até na defesa de seus direitos junto ao SUS e/ou planos de saúde, para garantir um tratamento de qualidade. A Casa Hunter conta com equipe de profissionais capacitados, tendo um Departamento especializado em processos administrativos que buscam acesso aos seus direitos. O atendimento não tem custo.