(11) 27763647 (11) 27760009 casahunter@casahunter.org.br
Imagem ilustrativa para Craniostenose

Craniostenose é uma doença rara caracterizada pela deformidade da cabeça do bebê em decorrência do fechamento prematuro de uma ou mais suturas cranianas, que são as articulações fibrosas que estabelecem ligações entre os ossos. As causas da Craniostenose podem estar associadas às condições da gestação e fatores genéticos, diante de mutações genéticas bastante específicas. Uma em cada 2 mil crianças são diagnosticadas com Craniostenose em todo o mundo.

A posição inadequada do bebê dentro do útero durante a gestação ou até fatores genéticos podem causar a Craniostenose. Na maioria dos casos, o quadro provoca apenas uma deformidade estética no crânio da criança. Entretanto, há casos mais graves em que a doença vem acompanhada de síndromes que podem afetar tecidos e órgãos como músculos, ossos e coração, entre outros.

O principal sintoma da Craniostenose é o formato da cabeça da criança, que é assimétrico e piora com o decorrer dos meses. Esse crescimento do cérebro acontece de forma bastante rápida, até o segundo ano de vida, período em que as suturas vão se expandindo até que as placas ósseas do crânio se tornem uma peça única. Porém, quando uma sutura se fecha antes do tempo, acarreta o que chamam de Craniostenose: uma deformação na cabeça que pode afetar a cognição e a visão da criança.

Tipos de craniostenose

A craniostenose se apresenta de acordo com o tipo de sutura fechada, como:

Sutura sagital – escafocefalia: também e conhecido como clinocefalia ou dolicocefalia, esse tipo de Craniostenose corresponde ao fechamento prematuro da moleira, a sutura sagital. Nesse caso o crânio terá um grande alongamento no sentido antêro-posterior.

Sutura metópica – trigonocefalia: nesse tipo de Craniostenose, que ocorre a partir da sutura prematura da fonte metópica, o paciente apresenta uma forma mais triangular, com a fronte mais estreita e uma crista mediana. Esse tipo está associado ao hipotireoidismo e ocorre com 1 entre 2.500 crianças.

Sutura coronal unilateral – plagiocefalia: trata-se do fechamento prematuro da sutura coronal unilateral, ocasionando uma assimetria do crânio e da face, com uma ascensão do lado que foi acometido, levando ao deslocamento do nariz e uma projeção da parte frontal contralateral àquela da sutura fechada precocemente.

Sutura coronal bilateral – braquicefalia: tipo de Craniostenose caracterizado pelo fechamento das duas suturas coronais, gerando um recuo frontal bilateral, que predomina na parte supra-orbital, podendo levar a um afastamento dos olhos.

Sutura lambdoide – plagiocefalia posterior: condição mais rara é caracterizada pelo fechamento da sutura lambdoide unilateral, gerando achatamento do lado correspondente à sutura acometida. Ainda é possível notar um deslocamento da orelha. A estimativa é que essa condição ocorra com 1 entre 50 mil nascidos vivos.

Diagnóstico da craniostenose

Existem tipos diferentes de deformidades causados pela Craniostenose. O diagnóstico é feito após o nascimento, nos primeiros meses de vida. A assimetria craniana ou os formatos anormais da cabeça, que pioram com o passar dos meses, são os principais sinais indicadores do problema. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para indicação de um tratamento e correção mais adequados. A tomografia de crânio com reconstrução 3D mostra a sutura precocemente fechada.

O envolvimento de profissionais altamente especializados é essencial.

Serviços para assistência a pessoas com craniostenose e doenças raras

Se você já tem diagnóstico de Craniostenose ou de alguma doença rara, ou apresenta sintomas e/ou tenha características de alguma enfermidade, entre em contato com a Casa Hunter. A instituição auxiliará você desde a detecção de um diagnóstico correto e específico até na defesa de seus direitos junto ao SUS e/ou planos de saúde, para garantir um tratamento de qualidade.

A Casa Hunter conta com equipe de profissionais capacitados, tendo um Departamento especializado em processos administrativos que buscam acesso aos seus direitos. O atendimento não tem custo.

Saiba mais sobre nossos Projetos

Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.