(11) 27763647 (11) 27760009 casahunter@casahunter.org.br
Imagem ilustrativa para Síndrome de Sotos

Síndrome de Sotos, também conhecida como gigantismo cerebral, é uma doença genética rara caracterizada pela aparência facial típica, crescimento excessivo, tanto do corpo, quanto da cabeça, e atraso do desenvolvimento mental, dificuldades de fala, entre outros problemas. Portadores da Síndrome de Sotos são propensas a desenvolver tumores. Prevalência da Síndrome de Sotos: 1-9 / 100 000. Idade de início: Neonatal. CID-10: Q87.3.

Síndrome de Sotos apresenta padrão de herança autossômico dominante, ou seja, um afetado tem 50% de risco de transmitir a síndrome a seus filhos. Cerca de 95% dos casos são decorrentes de mutação de novo e, nesta situação, o risco de recorrência da doença para uma futura criança do casal é baixo.

O gene associado à Síndrome de Sotos é o NSD1, localizado no cromossomo 5. Cerca de 80% a 90% dos afetados apresentam mutação de ponto ou deleção em NSD1. A função essencial do NSD1 é para produzir várias proteínas que controlam a atividade de genes que estão envolvidos no crescimento, desenvolvimento e maturação normal.

O diagnóstico é possível após o nascimento, quando começam a surgir os sinais da doença. Não há cura para a síndrome.

Manifestações da Síndrome de Sotos

Macrocefalia (cabeça grande)

rosto longo e estreito e mandíbula proeminente

Testa alta e curvada

Altura além do padrão

Mãos e pés bastante grandes.

Flacidez e baixo desenvolvimento muscular

Os dentes saem excessivamente rápido (inclusive aos três meses).

Curvatura anormal da coluna

Portadores tendem a babar devido ao baixo tônus muscular dos músculos faciais

Infecções de ouvido recorrentes / vias respiratórias

Anormalidades do coração

Hipertireoidismo ou hipotireoidismo

Serviços de assistência às pessoas com Síndrome de Sotos

Se você já tem diagnóstico de Síndrome de Sotos ou de alguma doença rara, ou apresenta sintomas e/ou tenha características de alguma enfermidade, entre em contato com a Casa Hunter. A instituição auxiliará você desde a detecção de um diagnóstico correto e específico à defesa de seus direitos junto ao SUS e/ou planos de saúde, para garantir um tratamento de qualidade.

A Casa Hunter conta com equipe de profissionais capacitados, tendo um Departamento especializado em processos administrativos que buscam acesso aos seus direitos. O atendimento não tem custo.

Saiba mais sobre nossos Projetos

Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.