(11) 27763647 (11) 27760009 casahunter@casahunter.org.br
Imagem ilustrativa para Fibrose pulmonar idiopática

Fibrose pulmonar idiopática (FPI) é uma doença pulmonar rara e grave que pode levar a morte. A enfermidade prejudica a respiração dos pacientes. Os pulmões perdem a capacidade de absorver e transferir oxigênio para a corrente sanguínea, pelo fato de que os tecidos se tornam espessos, rígidos, com cicatrizes que limitam a capacidade respiratória dos pulmões. A Fibrose pulmonar idiopática afeta cerca de 14-43 pessoas a cada 100.000 no mundo.

Em uma pessoa saudável, o tecido pulmonar apresenta boa elasticidade. É essa elasticidade que permite o processo de respiração: a expansão dos pulmões para receber o ar e contrai-lo para expelir o gás carbônico após a troca gasosa, com som límpido.

No paciente de Fibrose pulmonar idiopática, o tecido é rígido, sem elasticidade, o que dificulta o processo de expansão e absorção de oxigênio pelos pulmões, afetando assim diretamente a respiração, a qual apresenta sons característicos da doença. Estes sons podem ser observados na consulta, durante avaliação de ausculta pulmonar.

O que você precisa saber sobre a Fibrose pulmonar idiopática

- Tosse seca, cansaço e falta de ar ao realizar pequenos esforços e que permanecem por mais de 30 dias são sintomas que podem indicar a FPI. Por serem facilmente relacionados a outros problemas cardíacos e respiratórios, 50% dos pacientes são diagnosticados erroneamente;

- Apesar das causas ainda serem desconhecidas, a Fibrose pulmonar idiopática pode estar associada a alguns fatores, como tabagismo, exposição ambiental a diversos poluentes, refluxo gastroesofágico, infecção viral crônica e genética;

- Idosos são os mais atingidos;

- A FPI é mais frequente em homens acima de 50 anos. No entanto, pessoas com doenças respiratórias crônicas também devem ser investigadas;

- É preciso mais de um exame para detectar a Fibrose pulmonar idiopática.

Diagnóstico da Fibrose pulmonar idiopática

Os sintomas da FPI podem ser confundidos com outras enfermidades, problemas respiratórios, cardíacos ou sinais de envelhecimento. Isso porque sinais como falta de ar, insuficiência cardíaca e bronquite, por exemplo, são sintomas inespecíficos, comuns a muitas patologias, o que pode tornar o diagnóstico difícil. Diante disso, pacientes com FPI podem demoram em média dois anos para obter um diagnóstico preciso.

Num exame de tomografia é possível verificar os sinais de fibrose.

Por isso, é importante procurar um médico na presença de algum dos sintomas da Fibrose pulmonar idiopática.

Serviços para assistência a pessoas com Fibrose pulmonar idiopática

Se você já tem diagnóstico de Fibrose pulmonar idiopática ou de alguma doença rara, ou apresenta sintomas e/ou tenha características de alguma enfermidade, entre em contato com a Casa Hunter. A instituição auxiliará você desde a detecção de um diagnóstico correto e específico até na defesa de seus direitos junto ao SUS e/ou planos de saúde, para garantir um tratamento de qualidade.

A Casa Hunter conta com equipe de profissionais capacitados, tendo um Departamento especializado em processos administrativos que buscam acesso aos seus direitos. O atendimento não tem custo.

Saiba mais sobre nossos Projetos

Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.