(11) 27763647 (11) 27760009 casahunter@casahunter.org.br
Imagem ilustrativa para Displasia Fibrosa Poliostótica

Displasia Fibrosa Poliostótica é uma doença rara, congênita e benigna, que provoca desgaste ósseo e crescimentos ou lesões em um ou mais ossos do corpo, incluindo ossos do crânio ou face. As lesões podem causar deformidades visíveis externamente. A displasia fibrosa pode ocorrer como uma lesão esquelética isolada (forma monostótica) ou afetar múltiplos ossos (forma poliostótica). Desta forma, o envolvimento de dois ou mais ossos é denominado displasia fibrosa poliostótica.

Displasia Fibrosa Poliostótica é uma lesão fibro-óssea de caráter benigno e recidivante, caracterizada pelo desenvolvimento de tecido fibroso e material osteóide que substituem gradualmente o osso normal. Os principais diagnósticos diferenciais da displasia fibrosa incluem o fibroma ossificante e a displasia óssea. O diagnóstico correto da displasia fibrosa óssea é de suma importância, pois a partir deste é que se desenvolve um plano de tratamento específico para a patologia.

Incidência de displasia fibrosa óssea

A incidência do envolvimento craniofacial é de 10 a 25% na forma monostótica da displasia fibrosa óssea. Nesta região, as áreas mais afetadas são a mandíbula e a maxila, sendo o osso temporal afetado em apenas 18% dos casos. Geralmente apenas um osso temporal é afetado, contudo na Displasia Fibrosa Poliostótica ambos os ossos temporais podem estar envolvidos.

Sintomas da Displasia Fibrosa Poliostótica

Embora o crânio e os ossos possam estar afetados, resultando em assimetria facial, o quadro clínico em pacientes com Displasia Fibrosa Poliostótica é geralmente dominado por sintomas relacionados a lesões nos ossos longos.

Um dos sintomas recorrentes em decorrência de fratura patológica é dor seguida de deformidade, além de discrepância no comprimento das pernas.

O envolvimento do osso temporal tem como sintoma mais comum a surdez.

Diagnóstico da Displasia Fibrosa Poliostótica

O diagnóstico da Displasia Fibrosa Poliostótica é baseado em imagens de raio X.

O acompanhamento clínico do paciente é fundamental para o diagnóstico precoce de recidivas da doença.

Serviços para assistência a pessoas com displasia fibrosa óssea

Se você já tem diagnóstico de displasia fibrosa óssea ou de alguma doença rara, ou apresenta sintomas e/ou tenha características de alguma patologia, entre em contato com a Casa Hunter. A instituição auxiliará você desde a detecção de um diagnóstico correto e específico até na defesa de seus direitos junto ao SUS e/ou planos de saúde, a fim de garantir um tratamento de qualidade.

A Casa Hunter possui equipe de profissionais capacitados e conta com um Departamento especializado em processos administrativos que buscam acesso aos seus direitos. O atendimento não tem custo.

Saiba mais sobre nossos Projetos

Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.