(11) 27763647 (11) 27760009 casahunter@casahunter.org.br
Imagem ilustrativa para Síndrome de Beckwith-Wiedemann

Síndrome de Beckwith-Wiedemann é uma doença genética rara que modifica o padrão de crescimento de alguns órgãos do corpo humano gerando dismorfismos. As causas genéticas da doença de Beckwith-Wiedemann, também conhecida como exonfalos, macroglossia e gigantismo, são complexas, causadas por diversas alterações epigenéticas e/ou genéticas que desregulam os genes do cromossomo 11. A síndrome de Beckwith-Wiedmann afeta cerca de 1/12.000 a 1/13.700 recém-nascidos. A incidência é equivalente em ambos os sexos. Essa anomalia pode ser passada de pais para filhos. CID-10: Q87.3.

Caracterizada por sobrecrescimento, predisposição tumoral e malformações congénitas, a doença foi descoberta em 1963 por Beckwith e, em 1964, por Wiedmann, o que originou o nome da anomalia.

Os portadores da Síndrome de Beckwith-Wiedemann tendem a crescer a um ritmo acelerado na segunda metade da gravidez e nos primeiros anos de vida, embora a altura nos adultos venha a estar dentro do normal.

Características da Síndrome de Beckwith-Wiedemann

As principais alterações da Síndrome de Beckwith-Wiedemann são: crescimento anormal do corpo (macrossomia), da língua (macroglossia), anomalia das orelhas, visceromegalias, tumores embrionários, defeito congênito da parede abdominal, anomalias adrenocorticais e renais e outros dismorfismos.

O crescimento anormal também pode manifestar-se como hemihiperplasia e/ou macroglossia (levando a dificuldades na alimentação, da fala e, raramente, a apneia do sono).

Diagnóstico da Síndrome de Beckwith-Wiedemann

É possível diagnosticar a Síndrome de Beckwith-Wiedemann no pré-natal, bem como no nascimento.

Além disso, para confirmar o diagnóstico, o médico pode ainda pedir um exame de sangue para fazer um teste genético e avaliar se existem alterações no cromossoma 11.

Assistência às pessoas com Síndrome de Beckwith-Wiedemann

Se você já tem diagnóstico de Síndrome de Beckwith-Wiedemann ou de alguma doença rara, ou apresenta sintomas e/ou tenha características de alguma enfermidade, entre em contato com a Casa Hunter. A instituição auxiliará você desde a detecção de um diagnóstico correto e específico à defesa de seus direitos junto ao SUS e/ou planos de saúde, para garantir um tratamento de qualidade.

A Casa Hunter conta com equipe de profissionais capacitados, tendo um Departamento especializado em processos administrativos que buscam acesso aos seus direitos.

O atendimento não tem custo.

Saiba mais sobre nossos Projetos

Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.