(11) 27763647 (11) 27760009 casahunter@casahunter.org.br
Imagem ilustrativa para Doença de Pompe

Doença de Pompe ou glicogenose tipo II é uma doença hereditária rara que pode se manifestar em qualquer fase da vida. É um transtorno neurovascular de origem genética caracterizada por um defeito numa enzima que provoca o acúmulo de açúcar nos músculos, causando fraqueza muscular, dores de cabeça, insuficiência respiratória, dentre vários outros sintomas. A Doença de Pompe atinge um indivíduo a cada 50 mil nascidos. No Brasil, estima-se que haja cerca de 2,5 mil pessoas com Doença de Pompe. Em todo o mundo, estima-se que esta doença rara e pouco conhecida atinja entre 5.000 a 10.000 pessoas no mundo. O diagnóstico precoce pode ajudar bastante no tratamento.

Conhecida também como Doença de Depósito Lisossômico (DDL) devido a um gene defeituoso que causa deficiência da enzima alfa-glicosidase ácida (GAA), a Doença de Pompe, quando manifestada na infância, tem rápido desenvolvimento e pode causar óbito em até um ano, se não for tratada corretamente. Em crianças maiores e em adultos, a atividade da enzima GAA varia de 1 a 30%, o que faz com que a doença se manifeste de forma mais lenta. Por isso o diagnóstico rápido é importante para que haja o controle da doença.

A lista de doenças de depósito lisossômico (DDL) abrange cerca de 40 doenças, que são causadas por uma deficiência diferente de uma enzima específica. São doenças genéticas raras que acometem 1 em cada 7.700 nascimentos no mundo. Dentre as DDL, Doença de Fabry e Doença de Pompe.

Sinais da Doença de Pompe

A progressão da Doença de Pompe depende de uma série de fatores, em especial do acúmulo de glicogênio nas células musculares, o qual é medido de acordo com a atividade enzimática (ausência ou não da enzima GAA que faz esse controle).

Doença de Pompe tem a data de 28 de junho marcada para o Dia Nacional de Conscientização da doença.

Principais sintomas em bebês:

Atraso nas etapas do desenvolvimento motor;

Falência respiratória com infecções frequentes;

Distúrbios do sono;

Dificuldade de deglutição e alimentação;

Organomegalia (aumento do fígado, baço e língua);

Cardiomegalia (aumento do coração) e consequente falência cardíaca.

Principais sintomas em crianças e adultos:

Dificuldade para correr, subir escadas e até mesmo caminhar dependendo do grau de evolução da doença;

Fadigas, mialgias (dor muscular) e quedas frequentes;

Escápula alada (quando a omoplata se projeta para trás devido à fraqueza ou atrofia muscular);

Alterações respiratórias com infecções de repetição e apnéia noturna (dificuldade para respirar durante o sono) levando a sonolência diurna e cefaleia matinal;

Dificuldade de mastigar e engolir alimentos.

Diagnóstico da Doença de Pompe

O diagnóstico da Doença de Pompe é bastante difícil, pois embora esteja relacionada com a alteração de apenas uma enzima, os sintomas podem indicar outras doenças. Por isso é importante ficar atento aos sintomas e procurar o médico para que o diagnóstico seja feito o quanto antes e o tratamento seja iniciado.

Serviços para assistência a pessoas com Doença de Pompe

Se você já tem diagnóstico de Doença de Pompe ou de alguma doença rara, ou apresenta sintomas e/ou tenha características de alguma patologia, entre em contato com a Casa Hunter. A instituição auxiliará você desde a detecção de um diagnóstico correto e específico até na defesa de seus direitos junto ao SUS e/ou planos de saúde, para garantir um tratamento de qualidade.

A Casa Hunter conta com equipe de profissionais capacitados, tendo um Departamento especializado em processos administrativos que buscam acesso aos seus direitos. O atendimento não tem custo.

Saiba mais sobre nossos Projetos

Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.