(11) 27763647 (11) 27760009 casahunter@casahunter.org.br
Imagem ilustrativa para Síndrome de Williams

Síndrome de Williams é um doença genética rara que pode levar a várias malformações. Trata-se de uma desordem genética que apresenta características faciais, como lábios grossos, olhos relativamente grandes, nariz pequeno com ponte mais aprofundada, entre outras. Também conhecida como Síndrome de Williams-Beuren, a Síndrome de Williams ocorre entre 1 em cada 10 000 a 1 em cada 30 000 nascidos vivos, e afeta ambos os sexos. Idade de início: neonatal, pré-natal. CID-10: Q93.8.

A Síndrome de William é uma desordem/falha genética do cromossomo 7, causada pela ausência de 21 genes deste cromossomo, o qual é responsável pela formação de elastina - a proteína que forma as fibras elásticas. A falta desses genes resulta em problemas cardiovasculares e renais, podendo causar também o desenvolvimento irregular do cérebro.

Pacientes diagnosticados com a síndrome têm até 50% de chances de transmissão a seus filhos. Em algumas situações uma pessoa pode apresentar síndrome de Willians por um defeito na divisão celular que gera os espermatozoides ou os óvulos.

O nome da síndrome originou-se em razão dos nomes dos médicos que a descreveram inicialmente, J. C. P. Williams, no ano de 1961; e A. J. Beuren, em 1962.

Síndrome de Williams ainda não tem cura, mas deve ter acompanhamento médico especializado.

Sintomas da Síndrome de Williams

Nos primeiros anos de vida, o portador da Síndrome de Williams-Beuren pode apresentar hipercalcémia transitória, ocasionando vómitos, dificuldades de alimentação e obstipação. Contudo, os sintomas da Síndrome de Williams são variados, incluindo:

Estatura inapropriada para a idade;

Deformidade peitoral (aspecto fundo do tórax);

Hipotonia (baixo tônus muscular);

Baixo peso no nascimento;

Baixo timbre de voz;

Problemas de déficit de atenção;

Atrasos no desenvolvimento cognitivo;

Excesso de cálcio no sangue;

Problemas renais;

Diagnóstico da Síndrome de Williams

O diagnóstico é iniciado com o reconhecimento de sintomas físicos e marcadores, que é seguido por teste genético de confirmação. Os sinais físicos que apontam para um caso suspeito de Síndrome de Williams incluem inchaço ao redor dos olhos, um filtro longo, e um padrão estrelado na íris.

Os sintomas fisiológicos que frequentemente contribuem para o diagnóstico desta síndrome são problemas cardiovasculares, especialmente estenose aórtica ou pulmonar.

O diagnóstico precoce é essencial para evitar possíveis complicações no desenvolvimento cognitivo, comportamental e motor. Por isso, procure a ajuda de um especialista se notar qualquer um dos sintomas acima mencionados na criança.

Serviços de assistência à pessoa com Síndrome de Williams

Se você já tem diagnóstico de Síndrome de Williams ou de alguma doença rara, ou apresenta sintomas e/ou tenha características de alguma enfermidade, entre em contato com a Casa Hunter. A instituição auxiliará você desde a detecção de um diagnóstico correto e específico à defesa de seus direitos junto ao SUS e/ou planos de saúde, para garantir um tratamento de qualidade.

A Casa Hunter conta com equipe de profissionais capacitados, tendo um Departamento especializado em processos administrativos que buscam acesso aos seus direitos. O atendimento não tem custo.

Saiba mais sobre nossos Projetos

Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.